sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Aula dia 22/02/07


Natureza violenta, discutimos além de um Seminário (que se realizará nas próximas semanas) sobre a natureza violenta, as diversas maneiras que disfarçamos a nossa violência: através do esporte, escrevendo, esfregando ou apertando objetos como canetas ou bolinhas de borracha, pintando, lendo, meditando e etc.


Razão x Emoção, nem sempre sabemos qual delas usar em devidas proporções ou como usá-las.


Frase interessante do professor André: "Um ambiente deve refletir o ser interno da personagem".

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

MATÉRIA: Catástrofe Climática - A mídia também é responsável


É incrível a capacidade da mídia ter deixado esse soterramento de informações tão profundamente enterrado durante tantos anos. A força da comunicação é tão grande que se tivéssemos o apoio a tantos anos atrás poderíamos ter salvado o nosso planeta azul, poderíamos pelo menos já ter começado um processo de recuperação. A intolerância dos países também deveria ser muito bem observada, pois os chamados países desenvolvidos contribuem com a coleta seletiva do lixo e etc., mas são os maiores consumidores e agravadores do efeioto estufa. Acho que essa geração está começando a ser um pouco mais alerta, mesmo que nunca seremos como a geração rebelde dos anos 60 acho que podemos fazer uma boa revolução com a força da mídia. O difícil é ter controle para usar os veículos de comunicação para tais finalidades.

Aula dia 15/02/07


Racismo: O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. (fonte: Wikipédia)

Nessa aula pudemos fazer uma análise de como o racismo ainda se apresenta de maneira intensa na mídia, de acordo com a revista proposta (Revista Veja) meu grupo conseguiu os seguintes resultados:

NÚMERO TOTAL DE FOTOGRAFIAS: 151
NÚMERO TOTAL DE PESSOAS: 301
Fotografias JORNALÍSTICAS: 111
- número total de pessoas: 236
- número de pessoas negras: 19

Fotografias PUBLICITÁRIAS: 39
- número total de pessoas: 65
- número de pessoas negras: 3

O número total de negros foram 22, sendo 20 deles sem destaque na mídia e apenas 2 famosos (um diplomata cubano e um ator).

Agora sim seria um ótimo momento para refletirmos se a mídia realmente se preocupa com as igualdades culturais, sociais e econômicas; é absolutamente vergonhosa a maneira como tratamos essas diferenças, por mais que não seje culpa da população comum, todos eles ficam silenciados com os milhares de sinais de racismo que rondam nosso cotidiano, muitas vezes subliminares.
Como poderíamos pedir um mundo mais justo, digno, com paz e harmonia se nós mesmos não conseguimos diminuir as diferenças que existem entre nossa própria comunidade?


Bebedouros distintos para "brancos" e "negros" nos EUA, anos 1920.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Aula dia 14/02/07





Enquanto as palavras são proferidas nosso corpo costuma se expressar. Em todos meus 16 anos de teatro sempre achei que o corpo e a alma estão diretamente ligados, não precisa da palavra ser dita quando o corpo sabe onde ir e o que fazer. Pequenos gestos do cotidiano dizem mais sobre nós mesmos do que costumávamos supor, revelando que cada parte, desde os dedos e posição dos pés até mesmo uma maneira diferente de mexer com os objetos, tornam nosso corpo em um dicionário 'vivo'.

“Olhos são janelas da alma”, disse meu professor, mas não me lembro direito de quem é exatamente essa frase. Através dos olhos podemos distinguir o que chamamos de ‘verdade’, quando apenas olhando nos olhos vemos uma vida inteira e uma alma tão profunda que instiga-nos à curiosidade.
Ironicamente meu professor André disse: “Mulheres não estão ai para serem compreendidas, mas para serem amadas”, eita professor mais simpático (e puxa-saco) não é mesmo?! (risos)

Mais uma desse professor: “O CORPO INFORMA”.
Portanto nunca se esqueçam disso e cuidem bem da saúde!

Mônica Salmazo.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

TRABALHO


A Jornada do Herói Mitológico

R O B O T S


PASSO 1 – Mundo Comum

Rodney Lataria é o herói, um robô.
Filho de um lavador de pratos, seu mundo mostra que sempre foi pobre e humilde, seu sonho é ser um grande inventor. Mora numa cidadezinha robô do interior, idolatra o pai e o Grande Soldador, o maior inventor de todos.

PASSO 2 – Chamado à Aventura

Ainda criança o programa do Grande Soldador instigava-o à fazer novos projetos, novas descobertas para ajudar as pessoas, até que o emprego do pai é ameaçado e ele decide ir pra Robópolis (a capital) atrás de um emprego e ajudar o pai.

PASSO 3 – Recusa ao Chamado

Sua mãe tenta impedi-lo, e ele começa a pensar que apesar de tudo seus pais não irão permitir.

PASSO 4 – Encontro com o Mentor

Seu pai começa a lembrar-se da época de garoto quando foi impedido de realizar seu sonho e decide fazer de tudo para que seu filho possa ir atrás de seus sonhos, então Rodney, com a influência do pai, decide ir para Robópolis.

PASSO 5 – Travessia do Primeiro Limiar

Ele chega à Robópolis e experimenta o gostinho de estar em um mundo totalmente diferente do que ele já viu e percebe que não tem volta.

PASSO 6 – Testes, aliados e inimigos

Chegando às portas da fábrica O Grande Soldador Rodney é impedido de apresentar suas idéias. A partir daí Dom Aço passa a ser seu maior inimigo. No primeiro momento Manivela e seus amigos parecem evitá-lo mas acabam oferecendo abrigo e amizade ao nosso herói. Ele começa a obter sua fama ao concertar os robôs de modelos ultrapassados, salvando a vida de muitos deles, se tornando um herói dos robôs velhos. Conhece uma das belas robôs que trabalham para o Grande Soldador e um romance começa a ter vida.

PASSO 7 – Aproximação da caverna oculta

Rodney recebe uma carta dizendo que se seu pai não conseguir novas peças ele sobreviverá apenas por alguns quilômetros. Então ele e seus amigos resolver procurar o Grande Soldador, o único que pode resolver a grande crise dos robôs fora de linha.

PASSO 8 – Provação Suprema

Nosso herói é derrotado pelo Grande Soldador que diz que ele deve desistir de tudo e que a grande crise não tem solução.

PASSO 9 – Recompensa

Ele não conquista e se dá por vencido.

PASSO 10 – Caminho de volta

Quando estava indo comprar sua passagem de volta é impedido pelos seus amigos e pelo G. Soldador que resolveu agir.

PASSO 11 – Ressurreição

Ele, o Grande Soldador, namorada e amigos resolvem enfrentar Dom Aço. Depois de muitas batalhas eles ganham e Rodney volta pra casa definitivamente.

PASSO 12 – Retorno com o Elixir

Ele volta pro seu mundo, ajuda seu pai e todos os robôs estão felizes por finalmente o Grande Soldador ter voltado. Rodney Lataria se torna herdeiro das grandes indústrias O Grande Soldador.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

OBSERVATORIO DA IMPRENSA

MATÉRIA: Cuba - Governo em guerra contra TV ilegal (09/02/07) http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=419MON021

A grande força estadunidense mostra mais uma vez suas intenções na expansão imperial. Americanos e investidores comerciais de língua espanhola estão tentando uma influência na ilha de Fidel Castro já que essas propagandas são proibídas no território norte-americano. O caso de TV ilegal em Cuba é tão semelhante à luta contra a pirataria no Brasil, não somos tão submissos como os cubanos que trabalham como escravos em troca de migalhas, mesmo assim temos a grande influência do "american way of life", porque por mais que o mundo fuja dos Estados Unidos mais presente este país estará no nosso dia-a-dia, e esse caso mostra claramente o que afirmo. Pelo menos parece que não existe influência nenhuma, mesmo assim acredito que não existe isso a pouco tempo, para um povo que vive na clausura como eles e não aconteceu nada até hoje então não são alguns aninhos que conseguirá influênciar a mente daquele povo. Mesmo o regime catrista sendo ruim para a população ela ainda é submissa, o que diriam os anticatristas ao verem esse resultado?

Aula dia 09/02/07

Ter a mente aberta, ser humilde e aceitar que o mundo é bem maior do que costumávamos acreditar é estar sempre um passo à frente dos que se acham verdadeiros 'crânios', como dizia Fernando Pessoa: " Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura." A pré-ocupação só nos deixa visível que é tão eficaz quanto fechar os olhos por medo do escuro; devemos acreditar em nós mesmos e sempre ter fé que não sabemos nunca o suficiente. Deixemos de ser tão ignóbeis e tão surpreendentemente débeis apenas por acharmos que somos bons pelo motivo de sabermos ler, escrever e fazer contas, existem pessoas que não escrevem o próprio nome mas têm muito mais à nos oferecer do que nós à elas.


Informação nunca é demais quando temos a consciência de que sabemos de menos.


A aula teve por foco a Consciência Mítica.

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Aula dia 07/02/07

Por mais que nos sintamos únicos e especiais, a descoberta cada vez mais interna revela que temos mais coisas em comum com o próximo do que costumamos supor. Ter consciência de que somos parte de um universo apenas nos torna sencientes de que somos seres minúsculos, cada parte de nós consegue montar um 'eu' e se co-relacionar com um dos milhares de 'eus' formados por outros seres.
O mundo é senil, somos parte dele, cada pedaço do universo está destinado a morrer, então podemos entender claramente que a morte é vida, morremos hoje para algo melhor nascer amanhã. Chama-se ciclo, independente da religião todos sabem que fazíamos parte desse ciclo antes mesmo de nossos antepassados surgirem.

A aula teve por foco a Hipótese de Gaia e o Inconsciente Coletivo, além é claro da Jornada do Herói Mítico.
RETRATO: Carl Gustav Jung em 1912.