LEITURA SUPER IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES DE JORNALISMO!!!
MATÉRIA: Uma prática ilegal e prejudicial.
Essa matéria fala sobre a prática ilegal de 'recrutar' estagiários, principalmente através do QI (Quem Indica), leia um trecho do texto escrito por Gerson Luis Martins, professor da UFRN:
"Estágio em jornalismo é proibido, ilegal. Se denunciadas ao Ministério Público do Trabalho, as empresas poderão ser autuadas e multadas."
"Para os cursos de jornalismo, o estágio se tornou um obstáculo ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades de extensão. Estudantes de jornalismo interessados e com bom nível de aprendizagem muitas vezes são seduzidos pelas oportunidades de "estágio". Essa situação seria, de certa forma, mais tranqüila. Contudo, o processo comprovou que muitos "estagiários" estão nas redações única e exclusivamente por meio de "QI" (quem indica). Muitos "estagiários" não possuem as condições mínimas de trabalho, são despreparados e terminam por incorporar muitos vícios do trabalho cotidiano. E por não dominarem o processo de produção jornalística, ficam mais suscetíveis a essas situações."
A minha opinião eu coloquei no site do Observatório, aí vai o comentário:
QI, Quem Indica, não só no jornalismo como em qualquer outra área têm ocorrido casos muito parecidos. Mas voltamos ao ponto da matéria: Eu, como aluna do curso de jornalismo preocupo-me, ainda estou no primeiro ano mas venho desde já procurando maneiras de obter uma carreira promissora, é vergonhoso que as empresas, universidades e sindicatos ainda não tenham normas explícitas quanto ao assunto. Nós estudantes queremos boas oportunidades, já aconteceu comigo de perder vagas para os QI, me sinto com muita vergonha quando vejo que os próprios editores não escolham aqueles estudantes que dariam mais condições às suas empresas de estarem produzindo melhores divulgações quanto aos estudantes que poderiam ter a capacidade de formar uma CARREIRA DE VERDADE. Enquanto isso os famosos QI ficam por ai selecionando pessoas incopetentes, não de modo generalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário