sexta-feira, 4 de maio de 2007

Aula dia 03/05/07

CULTURA DE MASSA (Integrados)
Nós temos uma indústria de comunicação fascinante, pois nos dá informação para sermos pessoas melhores (segundo nossa cultura). Uma sociedade de massa precisa de uma cultura de massa, assim torna-se algo sob uma visão geral. Os meios de comunicação é que permitem uma cultura de massa, só eles possuem esse poder de atingir a massa, e se não actingir a massa então passa a não ser uma cultura de fato, de massa.

Existe a cultura de Erudita (Elite) e a cultura Popular. A cultura erudita procura a arte complicada, mais sofisticada, onde só as pessoas muito bem informadas é que entendem, é uma arte para poucas pessoas. A cultura popular é a arte rasteira, do dia-a-dia, onde não se precisa de muito para o povão pegar, é legítima e possui visão bem nítida. Entre elas existe a Cultura de Massa, quanto mais gente gostar, mais cultura de massa vai ser, é basicamente uma produção cultural feita para que todos entendam, tem a necessidade de atingir as duas culturas anteriores.

INDÚSTRIA CULTURAL (Apocalípticos)
Eles estão ligados À Escola de Frunkfurt, Theodor Adorno, Max Horkhwimer e Walter Benjamin são os filósofos que trouxeram a antítese À tona. A teoria deles, chamada de Teoria Crítica diz que quanto mais consumirmos a cultura de massa mais ficamos burros, estúpidos, pois consumimos demais e isso simplifica o raciocínio, simplifica a mensagem; nós não consumimos com uma visão crítica, fazendo com que essa cultura seja esteriótipos. Não consumimos cultura, não ficamos mais cultos! A verdadeira mensagem nãoé passada, é uma reprodução tosca que além de não informar, deturpa a arte. Não deveria ser chamado de cultura de massa mas sim de indústria cultural, porque é produzido igual aos outros produtos que consumimos. Esses pensadores querem a emancipação humana, querem que a pessoa viva ao vivo e não superficialmente e deturpadamente. Apenas criam produtos que não querem informar, apenas vender!

Assim, chego À conclusão que eu pensei demais (risos)...

Nenhum comentário: