sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Aula dia 15/02/07


Racismo: O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. (fonte: Wikipédia)

Nessa aula pudemos fazer uma análise de como o racismo ainda se apresenta de maneira intensa na mídia, de acordo com a revista proposta (Revista Veja) meu grupo conseguiu os seguintes resultados:

NÚMERO TOTAL DE FOTOGRAFIAS: 151
NÚMERO TOTAL DE PESSOAS: 301
Fotografias JORNALÍSTICAS: 111
- número total de pessoas: 236
- número de pessoas negras: 19

Fotografias PUBLICITÁRIAS: 39
- número total de pessoas: 65
- número de pessoas negras: 3

O número total de negros foram 22, sendo 20 deles sem destaque na mídia e apenas 2 famosos (um diplomata cubano e um ator).

Agora sim seria um ótimo momento para refletirmos se a mídia realmente se preocupa com as igualdades culturais, sociais e econômicas; é absolutamente vergonhosa a maneira como tratamos essas diferenças, por mais que não seje culpa da população comum, todos eles ficam silenciados com os milhares de sinais de racismo que rondam nosso cotidiano, muitas vezes subliminares.
Como poderíamos pedir um mundo mais justo, digno, com paz e harmonia se nós mesmos não conseguimos diminuir as diferenças que existem entre nossa própria comunidade?


Bebedouros distintos para "brancos" e "negros" nos EUA, anos 1920.

2 comentários:

Moema Rabelo disse...

Muito interessante vc falar do racismo, pois hoje em dia existem muitos preconceitos no mundo, principalmente com os negros.
Muito bom seu post!
Beijos!

Marcela Pena disse...

É triste ver que o racismo está em TODAS as áreas, e que a mídia intensifica ainda mais esta atitude. Achei muito válida a pesquisa que fizeram na revista, só serve para reforçar minha opinião.
Muito bem escolhida a imagem do bebedouro pra ilustrar seu post, apesar de chocante.
Bjão