sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Assessoria de Comunicação

Professora Indiara Ferreira
04/02/2010

Letra normal - são coisas que o professor escreveu no quadro.
Letra em verde - são anotações minhas a respeito do que o professor disse em sala de aula.

A grande diferença entre assessoria de imprensa e de comunicação é extensa e deve ser de relevância.

Release

O interesse deve ser coletivo para que o interesse pelos meios de comunicação devam ser maiores e, dessa forma, o nosso trabalho e a empresa são mais divulgados. O nosso conhecimento vem das estratégias de comunicação usadas através do retorno.
Esse retorno pode ser de imagem ou financeiro, mas de qualquer forma tem um retorno direto (financeiro) ou indireto (de imagem), pois a veiculação é cara e, portanto, deve ser bem trabalhada e com voas estratégias.
O contratante de um assessor de imprensa está interessado em mídia espontânea, por isso a não-contratação de uma agência publicitária.
Para assessorar é necessária uma pesquisa de público.
A melhor notícia às vezes é exatamente não dar a notícia. Às vezes o seu networking aumenta com a sua empresa e com o seu cliente, esse é o seu crédito, nada além ou aquém disso.

LIÇÃO DE CASA

A professora dividiu a turma em grupos de 4 pessoas e pediu para a próxima aula (10/02) o nome da diretoria da empresa assessorada, assim como o calendário de eventos e prováveis temas para release.
Meu grupo ficou com a Fundação Gregório Franklin Baremblitt, praticamente um sanatório, acho que vou acabar me divertindo conversando com eles, preconceito é besteira, o que rola é ir lá trocar um "papo cabeça" com eles, se é que vocês entendem! (risos).

Outra lição de casa:
A professora dividiu novamente novos grupos e pediu uma apresentação. É importante lembrar que durante a apresentação o grupo deverá levar um material de estudo para o restante da sala estudar para as provas e a apresentação não deverá ser como antigamente, ela quer algo mais dinâmico, como um debate. Nada de separação de partes do texto entre o grupo ou usar folhas/papéis/lembretes durante a apresentação.

Indicação:
A Indi pediu para que todos nós possamos dar uma lida no Manual de Assessoria de Comunicação da Fenaj, portanto, aí vai o link para os interessados:




Bj bj galerinha!
Mônica Salmazo

Nenhum comentário: