segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Realidade Socioeconômica e Política Contemporânea

Professor Sávio
18/02/2010

Letra normal - são coisas que o professor escreveu no quadro.
Letra em verde - são anotações minhas a respeito do que o professor disse em sala de aula.


Estados Nacionais


O direito no país não é preventivo, porque quando existe um grupo de leis para alguns e, automaticamente, os outros vão ser injustiçados.

Sociedade Civil:
  1. Poder Executivo
  2. Poder Legislativo
  3. Poder Judiciário
A realidade do Brasil é que os três poderes se confundem, jogando "a bola" uns para os outros, isso nos faz questionar se, de fato, os três poderes são necessários.

Os três poderes juntos causam:
  1. instabilidade econômica/social
  2. ciclo vicioso
As uniões econômicas é o que o mundo precisa, países que juntaram seus poderes e instituíram uma nova moeda conseguiram que a sua economia se fortalecesse. As únicas bases/setores que incham em um governo instável é o exército e a Igreja, que são estáveis independente da crise.
Nunca vemos uma reforma na área da saúde, isso ocorre porque as emrpesas de convênio privadas podem quebrar se o país tiver um bom sistema de saúde.
Um presidente fica também nas mãos dos poderes, ou seja, uma série de pessoas precisam autorizar uma ação e isso atrasa demais ou então nem sai do papel.
Não interessa para nenhum governo capitalista dispensar o ciclo vicioso. A política não é da noite pro dia, são uma série de fatos ao longo da história.
O nosso governo nos trata como números, como por exemplo quando vamos a um banco e a primeira coisa que pedem é o seu CPF; na faculdade nós somos o número do RA; para a polícia o RG. Somos tratados mais como números e menos como seres humanos. O comércio não se interessa pela sua idade desde que seja um consumidor. Nós pecamos até mesmo na construção da nossa Constituição.


Bj bj galerinha!
Mônica Salmazo

Nenhum comentário: