22/02/2010
Letra normal - são coisas que o professor escreveu no quadro.
Letra em verde - são anotações minhas a respeito do que o professor disse em sala de aula.
Agora o bixo pega pessoal, aulas práticas e vamos começar com um programa super simples, quase tão simples do que desenhar uma casinha no Paint (risos).
Abram o programa e façam o seguinte:
>File
>>New
>>>Flash File (Action Script 2.0)
>Window
>>Workspace
>>>Default
>Size : 500px (width) x 200px (height)
>>Frame rate: 12 fps
Atenção: Quadro de Chaves = é a barra/régua no canto superior
DESENHO
Agora vamos fazer um desenho qualquer:
>Oval Tool (fazer uma bolinha preta e separar o contorno)
>Clique no nº30 do quadro de chaves com o Ctrl pressionado
>> Insert Key Frame
>Faça o mesmo com o s números 20 e 10 (ao fazer isso você está definindo o PI - ponto inicial, e o PF - ponto final ou então o PM - ponto médio).
>Coloca na chave nº30 (e arraste a bolinha para fora da área)
>Clica no nº1 + shift + clique no nº30 (vai ficar preta a barra)
>>Ctrl + clique na barrinha
>>>Create Motion Tween + Enter (aparecerá o movimento que foi montado até agora).
>Coloca no º30 (clica) e aperta a 3ª ferramenta da barrinha esquerda (Free Transform Tool atalho Q.F.) e ajuste com o tamanho desejado.
>Ir na barra do Flash e clicar em Teste Scene.
COR
Vamos aprender a mudar de cor galerinha:
>Clique no desenho
>Na barra inferior da tela clique em Color
>>Tint
>>>caixinha de cores ao lado de Tint
A base da animação do Flash é isso, o PI e PF, mas o programa é feito mais para movimento e pouco para animação.
Você pode colocar qualquer objeto no lugar da bolinha, com movimentos diversos.
De quebra, o professor testou em sala de aula outra montagem, de um quadrado que gira, muda de cor, arrasta e inverte.
Bj bj galerinha!
Mônica Salmazo
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