quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Metodologia Aplicada ao TCC

Professor e Diretor do Curso de Comunicação Social André Azevedo
23/02/2010


Aeeeeeeeeeeeee... até que enfim a primeira postagem de Metodologia Aplicada ao TCC, mas calma, ainda virão muuuuuuuuuuuuitas.


Para começar com um clima legal temos que fazer um Pré-Projeto de TCC:

Entrega: 09/03
Valor: ??? não disse, mas vale alguma coisa



Estrutura/Esqueleto do Projeto:


O primeiro passo é ter o tema bem definido na cabeça e dar uma olhada no livro de Umberto Eco. E é importante separarmos todos os itens para termos noção do projeto.


  1. Título
    Geralmente colocamos um nome fantasia, para atrair a atenção do leitor.

  2. Subtítulo
    Colocamos o título real do trabalho.

  3. Resumo
    Deve ser curto, básico e atraente, pois é o resumo que vai atrair a atenção do avaliador e do leitor. Tem que ser bem objetivo. Com em média 5 linhas, no máximo 2 parágrafos curtos.

  4. Palavras-chave
    No mínimo 4 e no máximo 6.

  5. Introdução
    Deve ter 2 a 3 páginas.
    É necessário ter um fundamento, pesquisas e, principalmente, referências boas e originais.
    Exemplo: se você quiser falar de Marx então vá ler direto o livro que ele mesmo escreveu, sem ir em outros autores que explicam o que ele fala, vá direto no original.
    A criatividade deve ser levada à sério, expandir as fronteiras é fundamental. Fazer a busca correta nas ferramentas de pesquisa é indispensável.
    Vá direto nas fontes, mesmo que sejam estrangeiras, tente traduzir, ache alguém com fluência para ajudar. O site da IMDb - The Internet Movie Database, é uma boa fonte de pesquisa estrangeira segundo recomendação do professor. Para visitá-la clique
    AQUI.
    "É um contexto bacana e amplo sobre o seu tema", by André.
    É na introdução que você irá fazer o contexto histórico.
    Além do resumo, o primeiro contato é com a introdução, temos que contextualizar o tema e não explicar a intenção do trabalho e etc.

  6. Objetivo
    Tem que ser curto e, obviamente, objetivo, dizendo claramente o que se pretende com o projeto.
    Por exemplo, vou usar meu trabalho galera= Instituir de forma jornalística a imprensa feminina através da mídia magazine.
    6.1 - Geral/principal: significa que tem apenas um objetivo
    6.2 - Secundário: tem vários tópicos como a)tal coisa b)xuxu c)etc e tal.

    O professor vai exigir apenas o 6.1 e, eventualmente, podemos colocar o 6.2 se for necessário. Não devemos desperdiçar tempo e espaço nisso, por isso o objetivo costuma ter em média 3 linhas.

  7. Justificativa
    É explicar o por quê de fazer este trabalho, é dizer o quanto o seu trabalho é importante, significativo, por isso a pesquisa é importante.
    É ela quem vai motivar, convencer, mobilizar o avaliador. Não pode enrolar e falar inutilmente, sempre devemos ser honestos, de forma racional para justificar o que estamos fazendo.

  8. Análise bibliográfica
    É importante montar uma boa base, com fontes originais e bem posicionadas, é aqui que você irá contestar autores e estudiosos.

  9. Referencial teórico
    Resumido em uma palavra: conceito.

  10. Metodologia
    É a forma que vamos alcançar esses resultados, tudo tem um melhor caminho, a metodologia te ajuda a encontrar esse meio.

  11. Cronograma
    Organiza o seu projeto, fazendo limitações de onde começa, como, onde, quando e etc. Deve ser seguido criteriosamente se desejamos um bom projeto.

  12. Bibliografia
    O objetivo é deixar claro de onde tiramos as informações do nosso projeto. É apenas a listagem de livros, a análise discorre sobre as idéias que você leu nos livros.


E é isso ai pessoal. It's all the folks!!!
Lembrem-se: AVANTE!


Bj bj galerinha!
Mônica Salmazo

Nenhum comentário: