sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Realidade Socioeconômica e Política Contemporânea 04/02/2010

Professor Sávio
04/02/2010

Legendas:
Letra normal - são coisas que o professor escreveu no quadro.
Letra em verde - são anotações minhas a respeito do que o professor disse em sala de aula.

O capitalismo e a mudança de roupagem
Sociologia do desenvolvimento - problemas

O capitalismo é lindo... mesmo que quem pague a conta somos nós, mesmo que 80% de tudo o que pagamos sejam impostos, mesmo que no final nós somos os menos beneficados (ainda que não existam alguns deles), mesmo que os produtos brasileiros sejam, muitas vezes, mais baratos nos países vizinhos.

Internacionalização do Capitalismo

Se você fizesse a um tempo atrás, uma comparação entre os EUA e a URSS, você veria que havia uma certa preocupação econômica, deu-se então uma internacionalização do capitalismo. Outro exemplo são as Cruzadas que com a desculpa de "propagar a fé", queriam expandir seus territórios e aumentar seu capital. Ou seja, o capitalismo na prática sempre vai visar o lucro (ainda que este lucro seja de uma minoria). Até mesmo países como a China se dizem socialistas/comunistas vivem um "capitalismo disfarçado".

Burocracia

"A burocracia é o único modo de fazer o governo funcionar" - Max Weber


Para ele esse é o único modo de fazer um país crescer, de dar certo e prosperar. Mas é polêmica a questão de saber se ela se faz necessária, por que o "jeitinho brasileiro" elimina a burocracia, afinal, se alguém sempre "dá um jeitinho" entçao para quê usar a burocracia???

Classes Sociais

Elas são divididas principalmente pela economia. Segundo o Governo existem apenas as clases A, B e C, mas socialmente consideramos que tenham também a D e E.

Realidade Local

A principal rivalidade entre as classes encontra-se entre o campo e a cidade, por que eles nunca conseguem competir por conta das vantagens que a cidade pode proporcionar, isso causa o inchaço nos grandes centros urbanos, o que desfalca o campo, mesmo que seja o campo que abasteça as cidades.
É claro que existem grandes vantagens para o produtor rural, mas apenas aos produtores grandes, o trabalhador rural acaba prejudicado.
O comércio e a indústria também mostra um claro ciclo do capitalismo, é a mais valia de Marx, onde a indústria produz com os produtos oferecidos pelo campo, depois o produto volta para o campo, e para as indpustrias, voltando para o mercado com um valor bem maior, e isso volta e continua um ciclo (num deu pra entender né? risos).

Capital Oligárquico Estratégico

O dinheiro de poucos (os ricos) que investem o dinheiro esperando melhores resultados. É ele que atualmente faz o capital dos grandes países crescerem. O governo, ao privatizar, tira os problemas das costas e entrega à privatização que vai cuidar da manutenção (ele não gasta mais) e ali no local a empresa comprada vai pagar impostos (ganha mais uma vez) e não precisa se procupar mais com os problemas (ganha pela terceira vez).


Bj bj galerinha!
Mônica Salmazo

Nenhum comentário: